top of page

ORGANIZAÇÃO

Palmela, Cidade Educadora e Território de Convivência, é um dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa e o maior da Península de Setúbal, com cerca de 462Km2. O concelho é composto por quatro freguesias: Palmela, sede de concelho e centro administrativo; Pinhal Novo, o pólo urbano mais dinâmico; Quinta do Anjo, caracterizada pelo seu património natural que coexiste com uma forte componente industrial e a União das Freguesias de Marateca e Poceirão, predominantemente rurais.

A promoção de um território inclusivo, o acesso à igualdade de oportunidades e a promoção da participação ativa de todas/os na vida da comunidade, são objetivos orientadores da Intervenção Social promovida pela Câmara Municipal, que dinamiza programas, projetos e atividades que privilegiam a cooperação institucional com escolas, IPSS e outras entidades e participa em redes e parcerias.

No âmbito desportivo, o concelho dispõe de um conjunto de equipamentos que proporcionam boas condições para a prática regular de atividade física. A rede de equipamentos integra as Piscinas Municipais de Palmela e Pinhal Novo, o Pavilhão Desportivo Municipal de Pinhal Novo, o Campo de Jogos Municipal de Palmela, o Pavilhão Municipal José Silvério, no Poceirão, além de polidesportivos, espaços de jogos e recreio e outros espaços desportivos ao ar livre, garantindo uma ampla cobertura em todo o território.

Com o objetivo de proporcionar a prática de atividades físicas e desportivas a toda a população, o município possui diversos projetos e programas municipais, entre os quais o Programa Municipal de Desenvolvimento do Desporto Adaptado, dinamizado pela Palmela Desporto E. M. e outros parceiros, que proporciona aulas semanais de equitação, natação, boccia e judo a alunos dos estabelecimentos escolares do concelho portadores de deficiência.

Logótipo Palmela Desporto

A Palmela Desporto é uma empresa municipal que, cumpre a sua missão de promoção do desenvolvimento desportivo e da saúde e qualidade de vida da população e de gestão, administração e conservação dos equipamentos desportivos municipais que estão sob a sua responsabilidade.

Um dos principais pressupostos para a criação desta empresa local, em 2000, foi a de procurar garantir a adequada gestão dos equipamentos desportivos municipais e de contribuir para o desenvolvimento do desporto sob várias formas, em particular no âmbito da natação, por ter sob a sua responsabilidade a gestão e a dinamização de atividades nas duas únicas piscinas públicas existentes no concelho de Palmela, no entanto com o decorrer do tempo, e por forma a dar resposta às necessidades da população, foi alargando a sua área de intervenção a outras práticas no âmbito do exercício físico e a outros serviços com o intuito de promover a melhoria da condição física e da saúde.

 

Na área da deficiência a empresa deu os primeiros passos com a cedência dos espaços aquáticos das Piscinas Municipais de Palmela e Pinhal Novo a diversos núcleos e instituições dedicados a área da deficiência, sediados sobretudo nos estabelecimentos escolares e em associações locais. Neste momento a empresa é a principal responsável pela dinamização do Programa de Desenvolvimento do Desporto Adaptado no concelho de Palmela.

Logótipo APPACDM Setúbal

A APPACDM de Setúbal é uma Instituição Particular de Solidariedade Social vocacionada, primordialmente, para a área da deficiência intelectual. A APPACDM de Setúbal evoluiu, paulatinamente, para uma organização aberta, integrada na sociedade e integradora de todas as suas contradições, preocupações e anseios. 

 

A instituição intervém com mais de mil cidadãos e suas famílias, através de ações e dinâmicas regulares desenvolvidas nos mais diversos contextos (estruturas próprias, escolas, empresas, associações,…) e com parcerias de geometria muito variável, inscritas e operacionalizadas no quadro do funcionamento de 26 ou 25 valências e projetos, enquadrados em acordos celebrados com diversas entidades ou dinamizadas no âmbito de programas específicos. 

A construção de uma sociedade inclusiva, com um enfoque particular nos cidadãos com deficiências, incapacidades ou vulnerabilidades, persiste como a principal marca de água da sua intervenção, estribada nos princípios do rigor e da transparência, renovada e robustecida no estímulo à inovação e inspirada nas melhores práticas da defesa e promoção da cidadania e dos direitos sociais. 

bottom of page